GHESTA

Grupos Heterogêneos Estáveis.
GHESTA é uma abordagem didático-pedagógica que propõe aulas em grupos heterogêneos,, através de atividades interdependentes e com papéis específicos para cada estudante de um grupo (4 pessoas). Os grupos são estáveis porque a proposta pede que sejam mantidos ao menos durante um semestre em diferentes disciplinas, assim cada grupo torna-se um pequeno coletivo dentro de uma TurmaBR.. 
Inspirado no metodologia de Planejando o Trabalho em Grupo, de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan, o GHESTA adapta princípios da aprendizagem cooperativa para a realidade das escolas públicas brasileiras. Seu objetivo central é aumentar a ênfase na Inteligência Coletiva de uma turma, promovendo equidade, colaboração e a ressignificação do status dos(as) estudantes por meio do trabalho em grupos heterogêneos.


Assim, é possível promover a quebra de status entre os(as) estudantes, ressignificando a forma como são percebidos(as) e tratados(as) por colegas. A Inteligência Coletiva, mobilizada no trabalho em grupo, vale-se da diversidade como recurso essencial para potencializar as múltiplas inteligências na resolução dos exercícios propostos via Instrução Complexa. Dessa forma, estudantes que aparentam status mais baixos — seja do ponto de vista intelectual, social ou identitário — podem ser reconhecidos, e se reconhecer, a partir de uma nova perspectiva, valorizando suas habilidades, Forças de Caráter e potencialidades, por meio de linguagem apreciativa e do reconhecimento de suas contribuições dentro do grupo.
O conteúdo pedagógico é estruturado a partir da premissa de Instrução Complexa, atividades, intelectualmente desafiadoras, estruturada a partir de um exercício aberto e interdependente que exige cooperação, pensamento crítico e o uso articulado de múltiplas competências.

Conheça os benefícios do GHESTA